Redação
A jovem mineira Laysa Peixoto, de 22 anos, será a primeira mulher brasileira a ir ao espaço. Natural de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ela anunciou a conquista histórica nas redes sociais nesta quarta-feira (5), data em que também se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente.
“Eu estou indo para o espaço! Ainda não caiu completamente a ficha, mas sinto uma gratidão imensa por toda a trajetória percorrida até aqui”, escreveu. Segundo ela, o sonho parecia impossível, mas agora está prestes a se concretizar.
Laysa se formou no curso de astronauta pela NASA em 2022, após descobrir um asteroide em 2021, aos 18 anos, enquanto cursava o 2º período de Física na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). A descoberta a projetou internacionalmente e abriu caminho para participar de missões espaciais.
Ela integrará a turma de astronautas de 2025 e participará do voo inaugural da Titans Space, que será comandado pelo veterano da NASA, Bill McArthur. Laysa segue em treinamento para voos suborbitais e missões privadas, ao mesmo tempo em que se forma como piloto, com o objetivo de realizar seu primeiro voo oficial como astronauta de carreira em 2029.
Com o feito, Laysa se junta aos brasileiros Marcos Pontes (2006) e Victor Correa Hespanha (2022), tornando-se a terceira pessoa do Brasil a cruzar a fronteira espacial — e a primeira mulher.
“É uma honra levar a bandeira do Brasil comigo como a primeira mulher brasileira a cruzar essa fronteira. Representar o país em um momento tão decisivo da exploração espacial é algo imensurável”, afirmou.
Além da nova conquista, Laysa já acumulava feitos notáveis: foi destaque da lista Forbes Under 30 em 2023 na categoria Ciência e Inovação, e tornou-se a primeira mulher brasileira a conduzir um experimento em gravidade zero nos Estados Unidos.
Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !